Inês Oliveira,

Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Abstract:

A maior parte das aplicações multimédia requer o acesso ao conteúdo propriamente dito, veja-se por exemplo o caso da TV Interactiva, notícias personalizadas ou mesmo vídeo a pedido. Face a isto é imprescindível aceder à informação audiovisual em termos de conteúdo, caso contrário a elevada quantidade de vídeo torna-se um entrave à sua recuperação.
O acesso ao conteúdo audiovisual permite recuperar áudio, vídeo e imagens de forma automática, se bem que seja um desafio bastante complexo. Em primeiro lugar, porque a informação audiovisual se caracteriza pelo seu grande volume de dados e pela sua heterogeneidade. Em segundo, porque as representações com base em conteúdo descrevem a informação audiovisual com base em propriedades visuais ou acústicas (cores, texturas, movimentos, frequência, etc.) e não em propriedades semânticas.
A produção automática ou semi-automática de resumos da informação multimédia tem vindo assim a ser uma das formas adoptadas para resolver o problema da elevada quantidade de dados a recuperar.
A plataforma CABL, em particular, tem como principal objectivo criar um serviço, e aplicações associadas, para fornecimento de conteúdos audiovisuais em língua portuguesa sobre banda larga. Este projecto inclui uma aplicação de gestão que, após a sua conclusão, permitirá a geração semi-automática de resumos audiovisuais com base em categorias semânticas e perfis de utilizadores.

 

Date: 2006-May-19     Time: 15:30:00     Room: 336


For more information: