Ricardo Manuel Ferreira Seabra Gomes,

Departamento de Engenharia Informática

Abstract:

Os Web Services surgiram como uma nova tentativa para tornar os vários serviços disponibilizados numa arquitectura distribuída inter-operáveis, utilizando para isso tecnologias que tivessem sido previamente normalizadas para comunicação entre os vários elementos intervenientes.

Apesar de ser uma tecnologia nova, já existem diversos sistemas no mercado que utilizam Web Services. Com a entrada em produção destes sistemas, surge a necessidade de introduzir parâmetros para auferir da qualidade dos serviços prestados. No entanto, a especificação, tal como foi desenvolvida, não contém nenhuma forma de definir parâmetros de qualidade de serviço na descrição dos serviços prestados. Este facto levou a que fossem feitas diversas propostas com esse mesmo objectivo por parte de diversos fabricantes, tais como a IBM, HP ou Microsoft.

No âmbito deste trabalho será efectuado um estado da arte das propostas actualmente existentes de Web Services com suporte de qualidade de serviço, quer a nível de descrição do serviço, quer a nível de arquitectura. É ainda dada uma perspectiva da forma como se pode garantir qualidade de serviço extremo-a-extremo, realizando um mapeamento entre o suporte de qualidade de serviço de nível aplicacional e aquele que a rede oferece.

 

Date: 2006-Jun-07     Time: 09:00:00     Room: INESC – Auditório Alfa (sala 918) 9º piso


For more information: