Ana Ramalho,

Departamento de Engenharia Informática

Abstract:

A quantidade de informação disponível sobre sistemas biológicos aumentou intensamente nos últimos anos, tornando o mecanismo de regulação da expressão dos genes o problema chave desta era. A técnica de biclustering, associada a dados de expressão de genes, tem sido muito utilizada para uma melhor compreensão deste mecanismo. Com esta técnica pretende-se identificar processos biológicos nos quais estão envolvidos os genes dos biclusters e, tentar decifrar redes de regulação pela análise do conjunto dos biclusters obtidos. No entanto, este problema continua em aberto, pois esta metodologia ainda não permitiu uma compreensão completa e correcta sobre o mecanismo de regulação.
Neste trabalho é descrita uma nova metodologia que utiliza dados de regulação da transcrição para identificar agrupamentos de genes que são regulados por um conjunto comum de factores de transcrição. Para tal, foi desenvolvido um algoritmo que identifica biclusters constantes numa matriz de regulação binária.
Esta metodologia foi aplicada a dados de regulação do organismo Saccharomyces cerevisiae. Os resultados obtidos para as regulações documentadas evidenciaram em geral agrupamentos com importante significado biológico, uma vez que foram agrupados genes que faziam parte dos mesmos processos biológicos. Os resultados obtidos para as regulações potenciais são mais complexos na sua análise mas abrem portas para a identificação das funções dos genes e para a compreensão dos processos biológicos onde estes estão envolvidos.

 

Date: 2006-Jul-18     Time: 14:00:00     Room: ANFITEATRO PA-3 (PISO – 1 DO PAV. DE MATEMÁTICA) DO IST


For more information: