PEDRO MIGUEL CARDOSO MIRANDA,

Departamento de Engenharia Informática

Abstract:

Neste artigo, começamos por descrever a questão da fraude na área de telecomunicações, explicando quais as suas principais características e problemas. Para melhor contextualizar o problema, são descritas as principais acções e formas de fraude conhecidas, com algumas notas sobre os seus padrões específicos e exemplos concretos, seguido de um quadro resumo comparativo. De seguida, é explicada a arquitectura genérica de um sistema de controlo de fraude, com os principais módulos, fontes de informação e periodicidade de análise, culminando com um resumo comparativo dos principais sistemas comerciais disponíveis actualmente no mercado. Finalmente é feita uma análise e discussão do estado da arte na área, são avançadas um conjunto de
opiniões e críticas sobre o que existe e já foi feito, e discute-se a razoabilidade da distinção de situações normais, ainda que atípicas, para aplicação de métodos de análise e detecção inteligentes e automáticas.

 

Date: 2006-Jul-28     Time: 15:00:00     Room: TAGUSPARK – PISO 0 Anfiteatro A3


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