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Instituto Superior Técnico

Abstract:

Na década 90, Mark Weiser apresentou uma visão na qual os computadores seriam progressivamente integrados nos objectos do nosso quotidiano até se tornarem ubíquos e transparentes. Chamou-lhe Computação Ubíqua. O utilizador passaria a interagir com vários dispositivos móveis e embebidos nos objectos que o rodeiam. Para que os vários sistemas computacionais que o utilizador traz consigo ou que residem no ambiente o possam servir da melhor forma é fundamental que consigam realizar acções com base no contexto. Esta actividade é fácil para os humanos já que usamos intensivamente o contexto para comunicarmos. Na perspectiva dos computadores o contexto pode ser obtido directamente de sensores (i.e. “baixo nível”) ou aplicando a estes dados algum tipo de transformação ou inferência (i.e. “alto nível”).
Este documento tem por objectivo apresentar uma visão abrangente da Computação Baseada no Contexto. Para o conseguir recorre a trabalhos desenvolvidos nesta área de investigação e desenvolvimento. Apresentamos aplicações clássicas, pioneiras na abordagem aos desafios que este tema levanta. Em seguida exploramos aspectos como a definição de infra-estruturas genéricas para a recolha, interpretação e distribuição da informação de contexto e o tema da privacidade e confiança. Optámos por analisar mais do que um trabalho para cada tópico com o objectivo de mostrar diferentes abordagens para o mesmo problema.

 

Date: 2007-Jul-09     Time: 17:30:00     Room: sala 336 do INESC ID


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