Ricardo da Silva Pedro,

Departamento de Engenharia Informática

Abstract:

As redes de comunicação móveis actuais constituem, actualmente, um meio de comunicação que algumas empresas começam a utilizar para suportar os seus processos de negócio.

Podem-se classificar as redes móveis de dados em duas categorias: Larga Abrangência e Abrangência Reduzida. As principais diferenças tecnológicas residem no alcance e no débito máximo permitido, as quais são inversamente proporcionais. No caso das redes de Larga Abrangência consideram-se as redes públicas Global System for Mobile (GSM), Terrestrial Trunking rádio (TETRA) e Universal Mobile Telecommunications System (UMTS). Para as redes de Abrangência Reduzida, considera-se para este trabalho as redes sem fios que implementam Local Área Networks (LAN), mais concretamente as redes que utilizam a tecnologia IEE802.11, comercialmente designadas por redes WiFi.

Estabelecer pontos de convergência das diferentes tecnologias, apresenta-se actualmente como o objectivo da próxima geração de redes móveis, 4G.

Com este trabalho pretende-se avaliar duas tecnologias de redes sem fios, e dessa forma avaliar a sua complementaridade em determinados cenários. A rede TETRA como uma rede de larga abrangência para utilizadores específicos de rádios móveis digitais e a rede WiFi como rede local de transferência de dados.

 

Date: 2005-Oct-19     Time: 15:30:00     Room: Inesc – 9º Piso Auditório Alfa


For more information: