Paulo Miguel Silvério Santos,

Departamento de Engenharia Informática

Abstract:

A necessidade de analisar a informação operacional produzida pelas organizações não é um problema recente, mas, tem vindo a agudizar-se significativamente. O data warehousing consiste na tecnologia encontrada que melhor se adequa para armazenamento e análise de dados históricos. O business intelligence, por outro lado, pretende ajudar os decisores no processo de tomada de decisão, nomeadamente através de ferramentas de OLAP e de ferramentas de reporting.

Nesta dissertação parte-se de um caso real, de um sistema transaccional denominado SITEP, para a área dos transportes marítimos, que permite registar todos os acontecimentos relevantes que se desenrolam nos portos numa base de dados relacional. Para além disso, o SITEP permite a produção de relatórios com fins estatísticos. Contudo, para além do facto de o tipo do modelo de dados utilizado pelo SITEP não ser o mais adequado para a realização de análises, o método de produção de relatórios revela-se pouco flexível.

O objectivo desta dissertação assenta na criação de uma base de dados multidimensional (adequada aos processos de análise) e no estudo de mecanismos que permitam flexibilizar o processo de tomada de decisão na gestão portuária, nomedamente através do desenvolvimento de um conjunto de operações OLAP e de um método de produção dinâmica e interactiva de relatórios. No processo de transformação de dados entre a base de dados operacional e a base de dados multidimensional (a residir nos Analysis Services) são utilizados os Data Transformation Services. São também discutidas diversas alternativas de armazenamento para os dados (MOLAP, ROLAP e HOLAP). Quanto ao conjunto de operações OLAP são disponibilizadas as operações mais recorrentes (roll up, drill down, slicing e dicing). Relativamente à produção de relatórios é utilizada a nova plataforma de reporting da Microsoft, os “Reporting Services”.

 

Date: 2005-Nov-28     Time: 16:00:00     Room: ANFITEATRO DO COMPLEXO I DO IST


For more information: