Márcio Duarte Albasini Mourão,

Departamento de Engenharia Informática

Abstract:

Um sistema de diálogo de língua falada permite a um utilizador interagir com uma máquina em língua natural.
Para alem de um conjunto de serviços relacionados com a adaptação ao domínio, um sistema deste tipo compreende tipicamente as seguintes etapas:
(i) reconhecimento de fala; (ii) representação das intenções do utilizador; (iii) gestão do diálogo; e (iv) síntese de fala.

Neste trabalho propõe-se um gestor de diálogo e estende-se um gestor de serviços. O gestor de diálogos é responsável pela escolha da interpretação das intenções do utilizador, pela selecção do comportamento do sistema e pela geração de uma resposta textual. Por sua vez, o gestor de serviços é responsável pela gestão do domínio, e comporta um modelo de representação de domínios que facilita a sua construção e inclusão em sistemas de diálogo. Adicionalmente, foi elaborado um modelo de integração do gestor de diálogo com o gestor de serviços, permitindo que o gestor de diálogo seja independente do domínio.

Estes elementos foram integrados num sistema de diálogo e testados em dois domínios diferentes: o da Domótica e dos Autocarros (venda de bilhetes). Do trabalho no domínio da Domótica resultou um sistema que pode ser visto na
‘’Casa do Futuro”, no Museu das Telecomunicações em Lisboa.

 

Date: 2005-Nov-29     Time: 10:00:00     Room: ANFITEATRO PA-3 (EDIFÍCIO DE PÓS-GRADUAÇÃO) DO IST


For more information: