Rui Manuel de Jesus Vaz Luis,

D – Departamento de Engenharia Informática, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

Abstract:

A proliferação dos sistemas de e-learning, para ensino à distância, facilita consideravelmente a disseminação do conhecimento tanto por diferentes faixas etárias, como, por diferentes zonas geográficas. Contudo, estes sistemas ainda apresentam algumas limitações das quais se destaca a inexistência de contacto pessoal entre o professor e o aluno. Esta situação é especialmente crítica na determinação da eficiência do processo de ensino. Contudo, uma das vantagens do e-learning, a possibilidade de todo o processo de aprendizagem poder ser supervisionado, pode suprimir ou pelo menos amenizar a desvantagem. Sendo assim o desempenho e o progresso do aluno pode ser acompanhado e monitorizado. Existem diversas soluções que variam consoante a complexidade da solução a implementar. As soluções podem ser mais simples como um sistema de monitorização, através da disponibilização de dados informativos sobre os vários elementos que constituem o processo de aprendizagem, até soluções complexas envolvendo, por exemplo, data mining como sistemas de análise e sistemas ITS (Intelligent tutoring systems).
Esta tese aborda como temas principais os sistemas de monitorização e de análise. A solução apresentada introduz um sistema de monitorização e um sistema de análise remotos e independente de uma plataforma de e-learning. A metodologia seguida envolveu a criação de uma arquitectura do tipo cliente-servidor, através da utilização de web services, entre a plataforma de e-learning e os sistemas de monitorização e análise. O sistema de monitorização além de suportar serviços como, obter data de último acesso ao conteúdo, também permite a realização de um serviço de avisos. O sistema de análise suportado por uma data warehouse realiza um processo de análise através do uso de data mining. Este processo permite a determinação de padrões de acesso de alunos a conteúdos e avaliações. A utilização dos sistemas é demonstrada através do seu uso pela plataforma de e-learning VIANET, onde, por exemplo, utilizando o sistema de análise é possível realizar um sistemas de recomendação de conteúdos e avaliações.

 

Date: 2006-Jan-13     Time: 14:30:00     Room: ANFITEATRO PA-3 – EDIFÍCIO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO IST


For more information: