Rui Prada,

Inesc-ID

Abstract:

Com o aparecimento e desenvolvimento de personagens sintéticas em ambientes virtuais, estes podem agora ser habitados simultaneamente por este tipo de personagens e utilizadores, todos interagindo, colaborando ou competindo entre si. No entanto, esta interacção nem sempre é a melhor e só será positiva se as personagens foram capazes de demonstrar um comportamento credível e coerente. Por isso, em cenários onde utilizadores e personagens sintéticas interagem como um grupo na resolução de tarefas é muito importante que as interacções sigam uma dinâmica de grupo credível.

Focando este problema, desenvolvemos um modelo que suporta a criação de uma dinâmica grupo credível num grupo de personagens sintéticas. Este modelo foi inspirado em teorias de dinâmica de grupo desenvolvidas em ciências humanas sócio-psicológicas. A dinâmica é conseguida através de uma caracterização dos diferentes tipos de interacções que podem ocorrer no grupo e lida com as interacções sócio-emocionais assim como as interacções relacionadas com a tarefa.

Este modelo foi implementado no comportamento das personagens sintéticas que colaboram com o utilizador na resolução de tarefas num ambiente virtual. As tarefas colaborativas foram desenvolvidas na forma de um jogo de computador que envolve o utilizador com um grupo de quatro personagens sintéticas constituído com o propósito de resolver os desafios propostos. O jogo foi utilizado num estudo que foi conduzido para determinar o efeito do modelo na interacção do utilizador com o grupo e os resultados mostraram que o modelo teve um efeito positivo na interacção dos utilizadores, em especial na sua confiança e identificação com o grupo.

 

Date: 2006-Jan-13     Time: 15:30:00     Room: 336


For more information: