“UTILIZAÇÃO DINÂMICA DE ONTOLOGIAS EM SISTEMAS DE DIÁLOGO”
Joana Paulo Pardal,
Departamento de Engenharia Informática –
Abstract:
Desde o seu início que a Informática se preocupa com a gestão e organização de dados com vista a conseguir extrair informação e obter conhecimento. O aparecimento das bases de dados consolidou a Informática ao permitir armazenar de forma organizada maiores quantidades de dados, facilitando a extracção de informação até aí invisível ou de difícil acesso (identificação de padrões, data mining, etc.). Neste paradigma cada aplicação fixa um modelo (ex. relacional, objectos) e um esquema de dados. Depois lida com a gestão das instâncias.
As Ontologias propõem a estruturação de conceitos de acordo com o seu significado (semântica), o que implica uma organização dos dados de mais alto nível onde, para um dado modelo, se permite a variação dinâmica do esquema de dados, aumentando a flexibilidade na representação dos conceitos. Por isso, espera-se que a sua utilização traga vantagens ao nível da reutilização da informação, que passa a ser estruturada de tal forma que possa centrar-se sobretudo na extensão e adaptação dos conceitos e não na conversão de dados para novos esquemas.
Os Sistemas de Diálogo permitem ao utilizador interagir com o sistema através de língua natural falada. Dispõe-se à partida de uma personagem sintética, um mordomo de nome “Ambrósio”, que responde a comandos de fala actuando sobre dispositivos domóticos (actualmente: iluminação, aparelhagem, estores, ar condicionado).
Neste trabalho propõe-se a extensão do sistema de diálogo existente, de forma a torná-lo num “assistente de cozinha”, capaz de apoiar o utilizador na escolha e execução de receitas de culinária. Para isso, pretende-se incorporar no sistema uma ontologia de culinária, OntoChef, Para estender o sistema, identificar-se-ão os pontos de ligação que permitam generalizar o processo de diálogo e explorar-se-ão as possibilidades trazidas pela representação de conceitos e relações descritas nas ontologias (comparativamente às tradicionais bases de dados).
A principal contribuição que se espera deste trabalho é uma metodologia para a introdução de novos domínios em sistemas de diálogo de forma dinâmica, através da ligação de novas ontologias ao sistema. A proposta será feita com base nas características desejadas e depois de se estudarem os pontos de contacto necessários entre o sistema de diálogo e a ontologia.
A metodologia será testada inicialmente com a introdução do domínio da culinária no sistema de diálogo existente, do qual surgirão recomendações ou ajustes para a arquitectura do sistema integrado. Posteriormente, será testada novamente, mas com a introdução do domínio da Meteorologia. Pretende-se, ainda, verificar as possíveis utilizações de conhecimento do domínio para introduzir capacidade de raciocínio no sistema e para enriquecer os diálogos.
Palavras-chave:
• Sistemas de diálogo
• Ontologias
• Processamento de Língua Natural
• Integração de Informação
• Integração de Sistemas
Date: 2006-Jan-25 Time: 15:00:00 Room: 336
For more information:
- susana.costa@inesc.pt
- 213100338
Upcoming Events
INESC Brussels HUB Winter Meeting 2023

This edition of the HUB Winter Meeting will be co-organised with Science Business and will take place on the 30 and 31 January, in Lisbon, at Instituto Superior Técnico, Department of Computer Science and Engineering.
Please see below a summary of the agenda, this will be updated on the INESC Brussels HUB website regularly (confirmed speakers and other relevant info). Places for onsite participation are limited so registration is mandatory. Online participants will be sent a ZOOM link for each specific session on the 27th January.
INESC Brussels HUB website: https://hub.inesc.pt/
Monday, 30 January
a) Digital Europe Programme & Chips Act: state of play and possibilities for INESC.
9h to 10h30 GMT
(Exclusive for INESC researchers and administrators).
b) Science Business: how can INESC tap into Science Business network, activities and communications tools.
(Exclusive for INESC researchers and administrators).
c) Networking Lunch (for all onsite participants).
d) Roundtable: From rhetoric to reality – Embedding international strategy in the DNA of research organisations.
(Closed-door, roundtable workshop, Chatham House rules, open to INESC researchers and administrators, external participants by invitation only).
e) Networking Dinner
(By invitation only – INESC researchers participating onsite in the event are elegible to join).
Tuesday, 31 January
f) Workshop: How they did it? Strategic positioning for structural success in Horizon Europe: a discussion of best practices.
(Exclusive for INESC researchers, administrators and international invited speakers).
g) The public consultation on European R&I Programmes: Towards FP10.
(Closed-door, roundtable workshop, Chatham House rules, open to INESC researchers and administrators, external participants by invitation only).
h) Networking Lunch (for all onsite participants).
i) Management Committee meeting (Directors and POB members)
The HUB Winter Meeting aims at bringing together researchers and administrators from the 5 INESC institutes, affiliated higher education institutions in Portugal and abroad, with key European and global players, to:
– Discuss key research and innovation issues at EU level.
– Inform institutional policy and strategy.
– Exchange best-practices about R&I management, career development and policy positioning.
– Promote, discuss and deliver vision, visibility, networking and impactful communication.
– Create, identify and deepen partnerships and collaboration opportunities for collaborative R&I.